REDES SOCIAIS

 

Sempre existiu a necessidade nos seres humanos de se relacionar com os outros, somos seres sociais e percebemos isso ao observarmos uma criança ou imaginarmos nossa vida sem as pessoas que nos cercam, pois compartilhamos com elas nossas ideias, sentimentos, interesses, crenças e somos influenciados  pelas suas opiniões.

Partindo dessa necessidade de nos expressarmos, e com o desenvolvimento digital, criaram-se as redes sociais digitais. A princípio a única forma de comunicação era através de mensagens por e-mail (mantida até os dias de hoje).

Com o passar dos anos, e se tornando mais comum o acesso das pessoas a internet, surgiu a necessidade de se criar uma ferramenta de comunicação mais abrangente, e em 1997 aparecia o AOL Instant Messenger, que permitia o envio de mensagens instantâneas, e foi criada por um dos primeiros provedores de internet, a América Online, e o Sixdegress,  primeira a  permitir a criação de um perfil virtual e lista de contatos.

 A partir de 2000 surgirão vários serviços de redes sociais, como Live Journal, Asianevenue, Blackplanet, LuinarStorm, Migente, Cyworld, Ryze e Fotolog, porém aquele que mais se assemelhava as redes sociais como as conhecemos hoje foi o Friendster, criado em 2002, se assemelhava ao sixdegress, mas possuía muitos problemas.   Em 2003 surgiu a My Space muito parecida com a Friendster, seu aperfeiçoamento, porém, se destacou pelo espaço para músicas, fotos, e blog personalizado pelo usuário. Também no ano de 2003 era lançado o Linkedin, essa rede ficou conhecida como um recurso para os empresários que queiram se comunicar com os outros profissionais.

 A grande expansão das redes sociais se deu a partir de 2004 com a chegada do Orkut, desenvolvido por Orkut Büyükkokten, um engenheiro turco, e a fundação do Facebook, criados pelos ex-estudantes de Harvard, Cris Hughes, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Mark Zuckerber, no inicio era utilizado apenas pelos estudantes de Harvard, somente em 2006 qualquer usuário poderia criar o seu perfil no Facebook. Neste mesmo ano surgia a ferramenta considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da informação o Twitter, desenvolvido pela Obvios Corp. O Google depois de algumas tentativas sem muito sucesso lançou em 2011 o projeto Google+  ou pus, onde a interação do usuário se dava de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade, a rede foi um verdadeiro sucesso, porém a maioria dos cadastros são de usuários inativos. 

Existem redes de vários tipos, redes de relacionamentos, (Facebook, Orkut, Twitter, Myespace), redes profissionais, (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes politicas, entre outras. Seja qual for é importante o usuário, (pessoa ou empresa), saber como utiliza-la ao seu favor, pois é uma ferramenta poderosa. E realizar todos os procedimentos de segurança necessários para que não ocorra nenhum acontecimento desagradável.

Fonte: http://www.natanaeloliveira.com.br/a-historia-das-redes-sociais/ A

                http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social

Deixe um comentário